SPFW

Por Daniela Brisola

A temporada de moda brasileira Verão 2012 terminou com o São Paulo Fashion Week, que foi realizado entre os dias 13 e 20 de junho. Com 35 desfiles de moda feminina, masculina e praia, esta edição, mais uma vez, teve o prédio da Bienal, em São Paulo, como cenário para os shows de moda.

Com a presença de modelos internacionalmente reconhecidos e famosos, como Sônia Braga, esta edição do SPFW levou milhares de pessoas a acompanharem os desfiles que apontaram as tendências da nova estação.

Comprimento midi

O comprimento agora não é nem mini e nem longo. O que essa temporada apontou é um comprimento no meio da canela, o que recebeu o nome de midi. Muitas pessoas torcem o nariz para esse comprimento e já há algum tempo ele está tentando entrar para ficar, mas não pega.

O maior problema é que não é para todo mundo que esse comprimento fica bom, muito pelo contrário, são poucas pessoas que ficam bonitas e elegantes. Se for baixinha, esse comprimento pode achatar. Se estiver acima do peso, vai parecer um balãozinho. Ou seja, esse comprimento é para as altas, magras e esbeltas (as modelos).

  Animale

Dúvido que ganhe forças  nesse verão.

Usado nas marcas: Animale, Alexandre Herchocovitch(nas calças), Cori, Huis Clos, Colcci, Priscilla Darolt, Pedro Lourenço

Pantalona

Nem skinny, nem boca de sino, a vez agora é das pantalonas, aquelas calças bem largonas. Na maioria das vezes feitas de tecido fluido, essas calças têm a intenção de dar conforto, voltar aos clássicos e tomar a vez das skinnys que já estão há muito tempo como a calça preferida das mulheres.

A missão é quase impossível, já que as brasileiras se apaixonaram num tanto pelas calças justinhas que não a trocam por nada. Lá no exterior já é um pouco diferente e muitas mulheres já adotaram o novo shape.

Colcci

Vamos ver se pega por aqui.

Usado nas marcas: Animale, Iódice, Huis Clos, Colcci, Paula Raia

Franjas

O novo detalhe das roupas me agrada muito. As franjas dão um balanço e uma bossa as peças que faz todo mundo querer customizar as roupas e colocar o detalhe. Mas esas franjas não vêm ao estilo anos 70, ela está mais pontual no look. Além disso, em algumas passarelas as franjas vieram totalmente “coladas” ao look.

Paula Raia

É um detalhe que tem tudo para ficar.

Usado nas marcas: Triton, Gloria Coelho, Huis Clos, Paula Raia, Cia Marítima, Lino Villaventura

Branco

A minha cor favorita foi uma das mais usadas nesta edição do SPFW (e quando não é). O branco traz a leveza, o clean e a tranquilidade que o verão pede. Um look totalmente branco é, na minha opinião, uma das coisas mais chiques que existe.

A quantidade de marcas em que o branco foi usada reforça a ideia de que será a cor da próxima estação.

Cori

A leveza que o verão precisa

Usado nas marcas: Animale, Tufi Duek, Samuel Cirnansk, Cori, Iódice, Jefferson Kulig, triton, Gloria Coelho, Colcci, Paula Raia, Maria Bonita, FH por Fause Haten, João Pimenta

Brasilidade

E o Brasil está em alta. A ideia de que o nosso país é uma selva com muitos animais, plantas e frutas foi traduzida nas estampas de muitas coleções. O ponto forte é a explosão de cores maravilhosas.

Um colorido que enche os olhos de qualquer um. Pedro Lourenço soube misturar essa estampa com a classe de suas peças. Já a Movimento trouxe em seus trajes de banho as cores brasileiras.

Pedro Lourenço

Como boa brasileira, torço para que tenhamos um verão bem tropical.

Usado nas marcas:  Movimento, Pedro Lourenço, Triton, Ellus, Adriana Degreas

Brilho

Não me lembro quando o brilho começou a ficar em alta, só tenho certeza de que não será nesta temporada que sairá. Pegue seus paetês e se jogue.

Além das roupas de festa, o brilho está presente nos looks mais casuais pronto para ir para as ruas. Em pequenos detalhes ou na peça toda, o brilho traz glamour aos looks mais simples.

Outro tipo de brilho muito usado nesta temporada foi o metalizado. O dourado esteve em alta, principalmente no desfile da Ellus.

FH por Fause Haten

Vale a pena apostar.

Usado nas marcas: Animale, Gloria Coelho, Ellus, FH por Fause Haten, Adriana Degreas

Transparência

O mostra mas não mostra. Recortes nos lugares certos. A transparência traz sensualidade a muitos looks. Seja feita de rendas ou de tecidos bem fininhos, a transparência esteve presente em quase todos os desfiles desta tempora.

Presente em temporadas passadas e já fazendo parte do guarda-roupa de muitas meninas, a transparência continua forte nesta nova temporada. Mas tome cuidado, transparência demais ou em lugares indevidos fica vulgar. Muitas das transparências da passarelas devem ficar por lá.

Reinaldo Lourenço

Use com moderação.

Usado nas marcas: Reinaldo Lourenço, Samuel Cirnansk, Animale, iódice, triton, cavalera, paula raia, FH por Fause Haten, Lino Villaventura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s