De Administração a Zootecnia

Por Ana Carolina Contato

O momento de escolher um curso de graduação é, normalmente, marcado por dúvidas, afinal, a decisão de hoje implicará no sucesso da carreira profissional ou em decepção posterior.

É por isso que a reportagem dessa edição do Y-TUDO traz um panorama dos cursos de graduação oferecidos pela UEL, além de dicas sobre o mercado de trabalho.

Na área das ciências sociais aplicadas, são 6 cursos: administração, ciências econômicas, contábeis, serviço social, direito e secretariado executivo. Quem escolhe o curso de Direito tem a oportunidade de estagiar no EAJ – Escritório de Assuntos Jurídicos, em que se pratica o que é aprendido em sala de aula, atendendo membros da comunidade. Já em Administração, o estudante pode participar de projetos de pesquisa nas áreas de empreendedorismo e Gestão de Competências, por exemplo.

Já o CECA – Centro de Educação, Comunicação e Artes – oferece a maior quantidade de cursos: são 10, entre música, artes cênicas, jornalismo e Design de Moda, entre outros. Biblioteconomia, embora menos conhecida, é uma graduação que oferece vários postos de trabalho; depois de formado, o profissional pode atuar em assessorias, editoras e brinquedotecas.

O Centro e Ciências Agrárias, CCA, tem os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia. Este último se ocupa em aperfeiçoar o bem-estar, a criação e a produção de animais úteis ao homem. O zootecnista pode atuar no melhoramento genético e elabora projetos pecuários, além de trabalhar em cooperativas, agroindústrias e propriedades rurais.

Também com 3 cursos, o CCB – Centro de Ciências Biológicas – ministra os cursos de Biomedicina, Psicologia e Ciências Biológicas. A profissão do biomédico, relativamente nova, é essencialmente voltada para pesquisa, mas também abarca atividades industriais e laboratoriais.

Ciências da Computação, Física (Bacharelado e Licenciatura), Geografia, Matemática (Bacharelado e Licenciatura) e Química compõem a grade de cursos do CCE – Centro de Ciências Exatas.  Quem opta por Ciências da Computação frequentará a UEL em período integral por no mínimo quatro anos.  O objetivo do curso é formar profissionais que tenham capacidade de desenvolver sistemas e tecnologias. Já os geógrafos não se limitam às salas de aula – podem também atuar em empresas de tecnologia e institutos de pesquisa.

Alguns dos cursos mais procurados da Universidade Estadual de Londrina estão no CCS, o Centro de Ciências da Saúde. Nele se encontram Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Uma das graduações mais recentes, a Fisioterapia, abre campo de trabalho em hospitais, clínicas e centros de reabilitação, por exemplo. Durante o curso, o estudante tem aulas no Campus Universitário, no Hospital Universitário e em Postos de Saúde.

O CEFE tem duas opções de curso: Educação Física e Esporte. Embora algumas pessoas façam confusão, a área de atuação de ambos é bem distinta. Enquanto o profissional de Esporte está habilitado a coordenar, planejar e organizar eventos ligados a esta área, o educador físico trabalha em academias e centros esportivos quando a opção é pelo bacharelado e em escolas quando se faz licenciatura.

As ciências humanas são contempladas no CLCH, mais conhecido como CCH. Este centro oferta os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras – estrangeiras modernas e Letras – Línguas vernáculas e clássicas. Graças às alterações nas diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio (1996) e na Lei de Diretrizes e Bases (2008), o ensino de filosofia passou a ser obrigatório em todas as séries do Ensino Médio, ampliando o campo de trabalho do graduadoem Filosofia. Na UEL, o curso tem duração mínima de 4 anos.

Por fim, o CTU – Centro de tecnologia e Urbanismo – tem Arquitetura, e as Engenharias Civil e Elétrica.  O curso de Arquitetura oferece formação que possibilita ao estudante atuar na indústria moveleira e em escritórios de arquitetura.

Se você ainda está em dúvida de qual curso seguir, a própria Universidade oferece palestras e um curso de orientação vocacional. Entre em contato pelo telefone (43) 3371-4000 e garanta a sua vaga!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s