Arte Indelével

Felipe Barros e Tatiane Hirata

A transformação das gerações acompanha a constante reformulação e reinvenção dos valores artísticos. Você pode condenar o oportunismo de Duchamp ao recolher algumas tranqueiras que estavam prestes a ir pro lixo e ainda ganhar o status de artista conceitualista; ou indignar-se com as medidas despropositadas do Abaporu, mas a verdade é que a tal masturbação mental proporcionada por uma obra de arte – seja ela um ponto no meio de uma tela em branco ou um retrato renascentista precioso em detalhes – é bastante pessoal e, portanto, imune a definições prontas que determinem o que é ou não arte.

E já que o bonito é inovar, dois artistas nova-iorquinos resolveram dispensar a tela. Chadwick Gray e Laura Spector se tornaram notícia na internet ao recriar pinturas clássicas no corpo. Spector pinta e Gray assume o papel de artista performático, permanecendo imóvel por até 15 horas para cada obra recriada. Diante da exuberância do resultado, eu consigo me imaginar não tomando banho nunca mais, se estivesse no lugar dele. Bom, Gray toma banho e todo o trabalho vai, literalmente, ralo abaixo. Mas não antes de ser eternizado em fotografias. Muitos sites já mostraram galerias com fotos desse projeto, denominado Anatomia de Museu. O Y-Tudo resolveu tentar algo diferente: produzir a versão ‘primo pobre’ do projeto. Vamos chamar de releitura, que é mais bonito que dizer que copiamos a ideia.

Claro, nossos recursos são escassos. A pintora é um tanto amadora, os modelos não são tão dispostos quanto Chadwick (apesar do frio patagônico enfrentado pelo nosso cobaia artista performático, Felipe Barros) e existe uma coisa chamada deadline na realidade do estudante de jornalismo, que geralmente coincide com o fim de outros mil prazos finais de trabalhos acumulados no fim do semestre. Portanto, aprecie com olhos tolerantes.

Se você ficou curioso para ver o resultado do trabalho dos nova-iorquinos, jogue no Google. Evitamos comparações desleais. Esperamos que tenham gostado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s