Modificar o corpo em busca do singular

 

 Por Fernanda Cavassana

Engana-se muito quem vê jovens tatuados e pensa: “fazem isso só porque é modinha”.

Diferente dessa posição, a tatuagem pode deixar de ser algo justamente para expor um ponto forte da personalidade de cada um e tornar-se uma característica dessa pessoa. As tatuagens podem contar histórias e significar aquilo que mais marca a pessoa, tanto na superfície da pele, quanto em seus pensamentos e sentimentos.

De acordo com o psicólogo Márcio Neman, não existe um fator único para justificar o que leva as pessoas a se tatuarem. “Algumas pistas sobre as motivações giram em torno de algumas questões como a estética, atrativo sexual, tentativa de chocar a sociedade ou relacionadas a culto da espiritualidade e a perpetuação de ritos culturais”, explica.

Márcio Neman ainda explica que a partir dos anos 80 a idolatria ao corpo se tornou visivelmente um parâmetro  para status, assim como a tatuagem também foi capturada pelo capitalismo e é utilizada como um atributo estético para uma tentativa de singularidade. “No entanto, nessa tentativa alienada, muitos ficam exatamente iguais, pois escolhem uma tattoo como se escolhessem uma calça e/ou, na pressa, sem sentido ou na rapidez da contemporaneidade. A tatuagem tem que ser compreendida como um processo de modificação corporal e é preciso entendê-la como mais seriedade e valor que ela possui”, afirma Neman.

O psicólogo ainda explica que não é possível ligar a tatuagem a geração y ou anteriores. “Não se pode fazer a análise a partir de uma geração ou outra, o que se deve problematizar são os contextos em que aparece a tatuagem.  Assim, procuramos jovens tatuados e a ligação deles com a arte em seu corpo. A seguir, você confere algumas tatuagens e o significado delas para cada uma dessas pessoas:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s