Top 10: Filmes do verão norte-americano

Por Beto Carlomagno

O meio do ano é conhecido por seus grandes lançamentos nos cinemas. É a época em que os estúdios norte-americanos lotam as salas com os prováveis campeões de bilheteria. Todos querem aproveitar as férias de verão do hemisfério norte para fazer dinheiro e como são muitos filmes lançados de maio até agosto, resolvi fazer uma lista com os dez mais aguardados. Detalhe, a lista foi feita de acordo com a data de lançamento dos filmes no Brasil e alguns como Thor e Se Beber, Não Case! Parte 2 foram deixados de fora por já terem estreado há um bom tempo.

Já está em cartaz X-Men: Primeira Classe. O quinto filme relacionado à franquia dos mutantes é uma pré-sequência que conta como se desenvolveu a relação entre Magneto, aqui ainda Erik, e o Professor Xavier, lá nos anos 60. O filme vem recebendo excelentes críticas e parece ser a grande surpresa da temporada, já que todos tinham um pé atrás com a série depois da queda na qualidade de X-Men 3 e Wolverine. Os papéis que ficaram famosos com Patrick Stewart e Ian McKellen agora caem no colo de James McAvoy, de O Procurado, e Michael Fassbender, de Bastardos Inglórios. A direção foi de Matthew Vaughn, o mesmo de Kick-Ass.

Também já em cartaz, temos a volta do Panda Po na continuação de Kung Fu Panda, sucesso de 2008. Kung Fu Panda 2 já começa com uma escala muito maior e acompanha Po e os cinco furiosos em uma jornada na tentativa de impedir um misterioso vilão que pretende destruir o kung fu. Se o novo filme seguir a linha do primeiro, é diversão descompromissada da melhor qualidade. E se você é como eu que cresceu, mas não abre mão de uma boa animação, não vai deixar passar esse aqui né?! Ah, e como todas as animações ultimamente o filme será lançado em 3D.

Ainda nas animações, Carros 2 entra em cartaz nesse fim de semana. Tenho que confessar não ter ficado muito empolgado com os trailers e as críticas não são as mais animadoras do mundo, mas é mais uma produção da Disney em parceria com a Pixar e como a gente já sabe, não deve ser um desperdício total. No novo filme Relâmpago McQueen está participando de uma corrida pelo mundo e junto com Mate acaba se envolvendo em uma trama de espionagem. E Carros 2 também está na lista dos muitos filmes lançados em 3D esse ano.

Para começar julho temos a terceira parte da franquia Transformers. No novo filme a história se repete com Sam mais uma vez se unindo aos Autobots para tentar impedir a destruição do mundo pelos Decepticons. Os produtores do filme garantem que a produção foi muito bem pensada antes de começarem e por isso não cometerão os mesmos erros do segundo filme. Assim esperamos, já que esse discurso já foi feito esse ano em relação a Piratas do Caribe 4 e não vimos melhora nenhuma na franquia de Jack Sparrow. Transformers: O Lado Oculto da Lua é mais uma vez dirigido por Michael Bay e também será lançado em 3D.

No dia 15 de julho estreia o que deve ser o maior filme da temporada e também o mais aguardado: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2. A franquia dispensa apresentações, afinal, são dez anos marcando presença nas salas de cinema. Se você, assim como eu, é fã da série sabe como será difícil acompanhar o final da saga do bruxo mais famoso do mundo. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 mostrará o embate final entre Harry e Voldemort. O final épico promete lotar salas, quebrar recordes e fazer muito fã chorar. Nos vemos lá dia 15!

Fechando julho, no dia 29, estreia Capitão América – O Primeiro Vingador. O filme é o último lançado pela Marvel antes de colocar nos cinemas em 2012 seu maior projeto, Os Vingadores. Capitão América vai mostrar a origem do herói mais patriota do mundo durante a Segunda Guerra Mundial e sua luta contra os nazistas, a Hidra e o Caveira Vermelha. Chris Evans, que já interpretou um personagem da Marvel, o Tocha Humana do Quarteto Fantástico, agora veste o uniforme do Capitão América. Joe Johnston, de O Lobisomem, dirige.

No dia 5 de agosto estreia a comédia Quero Matar Meu Chefe cujo destaque é o seu grande elenco e aquele clima de comédia adulta que vem fazendo tanto sucesso ultimamente (vide a bilheteria absurda de Se Beber, Não Case! Parte 2). O filme é estrelado por Jason Sudeikis, Jason Bateman e Charlie Day nos papéis de três amigos que levam vidas infernais no trabalho por causa de seus chefes. Cansados dessa vida, e depois de algumas bebidas, eles resolvem que a única forma de terminar com o sofrimento é cada um matando o chefe do outro. O problema é que nenhum plano funciona como o esperado. Os chefes são interpretados por Kevin Spacey, Colin Farrell e Jennifer Aniston. O filme ainda tem a participação de Jamie Foxx.

No dia 12 de agosto estreia Super 8, homenagem de J. J. Abrams, criador de Lost, aos filmes de ficção científica e aventura dos anos 80. O filme conta a história de um grupo de amigos que presencia um grande acidente de trem enquanto grava seu filme em uma câmera Super 8. O problema é que o trem continha uma carga da área 51, que é libertada após o acidente. A produção de Super 8 fica a cargo de ninguém mais ninguém menos que Steven Spielberg, o grande mestre das produções homenageadas.

Também no dia 12 estreia o “alternativo” da temporada: A Árvore da Vida, vencedor da Palma de Ouro de Cannes esse ano. O filme acompanha a vida de Jack, desde sua infância até sua vida adulta, seus problemas com seu pai e suas contestações em relação à sua origem e à vida. O filme foi dirigido por Terrence Malick, por isso pode esperar algo poético e de muita reflexão. Brad Pitt e Sean Pean estrelam a produção.

Fechando nossa lista está mais um super-herói, só que dessa vez da DC Comics. Estreando por aqui dois meses depois da estreia norte-americana, no dia 19 de agosto, temos Lanterna Verde. O filme é a tentativa da Warner de se consolidar no cinema com seus heróis da mesma forma que a Marvel fez já que tirando Batman, nenhum outro herói da editora tem tido destaque ou sucesso. Lanterna Verde mostrará como Hal Jordan foi escolhido pelo anel para se tornar o primeiro humano dentre os lanternas. Além disso, ele terá que enfrentar a ameaça de Parallax, um inimigo dos lanternas que pretende destruir o universo. O filme foi dirigido por Martin Campbell, de Cassino Royale, e é estrelado por Ryan Reynolds e Blake Lively.

Lembre-se que as datas que eu falei aqui podem mudar a qualquer momento, já que tudo depende das distribuidoras e do sucesso nos EUA.

Agora, aproveite que você está por aqui e vote na nossa enquete.

Anúncios

3 respostas em “Top 10: Filmes do verão norte-americano

  1. adorei as dicas… quero muito assistir o xmen… agora o “super8” certeza que tem alienigenas.. Steven Spielger e alienigenas tem tudo a ver hahaha

    • Um filme do Spielberg sobre ETs que está meio esquecido é o Contatos Imediatos de Terceiro Grau, com o Richard Dreyfuss, lançado lá por meados da década de 1970. Vale pela cena dos humanos e aliens se comunicando via notas musicais.

      Muito melhor que aquele outro lá, que o bicho enchia o saco de todo mundo porque queria ir pra casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s