O café de todo dia

Por Camila Meira  

Muita gente gosta de café, mas nem sabe como preparar a bebida. Um bom café, saboroso e de qualidade exige alguns cuidados básicos no preparo, como por exemplo, temperatura da água, quantidade de pó, forma certa de coar… Foi pensando em quem tem vontade de aprender, que o Y-Tudo convidou a barista londrinense Cristina Rodrigues Maulaz para ensinar o passo a passo do preparo do café.  Confira!

Produção: Camila Meira
Imagens: Rafael Sanchez
Edição: Abelardo Barbosa Jr. e Camila Meira
Agradecimentos: Café O Armazém – Londrina – PR

Pausa para o café….

   Por Camila Meira   

Agora que você já aprendeu como faz o café, é hora de saber os benefícios que a bebida traz para o organismo e o que pode causar, quando ingerida em excesso.  O Y-Tudo conversou com a nutricionista Beatriz Lourenço Venegas Ulate, que nos esclarece algumas dúvidas em relação ao consumo da bebida.

Camila- O consumo de café traz benefícios para a pessoa que o ingere? 

Nutricionista – O café é também uma fonte importante de antioxidantes e pode contribuir marcadamente na ingestão de polifenóis e flavonóides. Seus principais antioxidantes são os ácidos hidroxicinâmicos, tais como: caféico, cumárico, ferrúlico e os clorogênicos sendo, portanto, considerado hoje um alimento funcional quando consumido com moderação. A cafeína, presente no café, pode trazer alguns benefícios para o nosso organismo, como por exemplo, aumentar temporariamente a capacidade de raciocínio e a concentração; melhorar o desempenho atlético, porque aumenta a força e a resistência muscular e pode evitar crises de asma, porque relaxa os músculos bronquiais obstruídos.

Camila- O consumo em excesso pode trazer prejuízos para o organismo? O que pode ser considerado excesso?

Nutricionista – Sim, o consumo excessivo de alimentos que contém cafeína pode trazer alguns perigos para a nossa saúde. Por isso, recomenda-se que o consumo de café, por exemplo, seja moderado. O consumo não deve ultrapassar 4 xícaras ao dia, um total de 200 ml. Os sintomas mais comuns da ingestão em excesso da cafeína são: desconforto gástrico, azias e refluxo. Além disso, podemos destacar outros problemas, como, redução da chance de gravidez, problemas cardíacos, como aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas e perda óssea, pois a cafeína provoca eliminação de cálcio pela urina.

Camila- Há pessoas que se tornam dependentes da bebida?

Nutricionista Não, diferente do que muitos acreditam o café não vicia. O que existe são sintomas da retirada da cafeína, quando alguém pára de ingeri-lo frequentemente. Um desses sintomas é a dor de cabeça.

Camila- A forma de preparo da bebida Interfere no sabor? Pode ser prejudicial à saúde?

Nutricionista Sim, pois ao contrário do que muita gente faz, não é recomendável deixar a água ferver para despejar no coador. Quando ela ferve, o oxigênio é perdido, a água fica mais pesada e tira a suavidade do café. Quando surgirem as bolhinhas na água é a hora de coar o café.

Camila- O que é mais recomendado utilizar no momento de coar o café, coador de pano ou de papel?

Nutricionista – Os grãos do café contêm duas substâncias gordurosas conhecidas como cafestol e Kahweol. Estas substâncias, quando ingeridas, contribuem para o aumento do colesterol sanguíneo, daí o mais indicado é o uso dos filtros de papel, para as pessoas com colesterol alto, pois o filtro de papel tem mais capacidade de reter estas substâncias.

Camila- Há um tipo de café mais recomendado para consumo?

Nutricionista O mais recomendado para consumo é o café coado e de preferência em filtro de papel.

Créditos das fotos: Google Imagens

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